Esse seriado magnifico passou na TV a um tempo atrás, e claro eu assisti. Mas tudo que é bom é sempre bom rever, e foi o que eu fiz assistindo novamente as 4 temporadas (38 episódios) e dessa vez consegui aprender um pouco mais sobre historia.
Jonathan Rhys Meyers viveu com grandiosidade o Rei Henrique VIII, tinha uma loucura inclusa no caráter de todo à aquele que detém o poder.
Na corte o seu melhor amigo Charles Brandom personagem do Superman Henry Cavill, foi o único personagem que participou de todos os 38 episódios, e com maestria e muito talento.
Henrique nasceu em 28/06/1491 e morreu em 28/01/1547 aos 55 anos de idade.
Teve que assumir o trono em 21/04/1509 com 18 anos assim que seu pai faleceu. Outra coisa que teve que fazer também para continuar a aliança formada com a Espanha, foi se casar com a viúva do seu irmão Arthur que veio a falecer sem antes ter tomado a esposa como mulher. Catarina de Aragão era virgem quando o seu esposo morreu. Sem ter como fugir dessa responsabilidade, se casou com ela.
Mas não teve sorte em termos de gerar filhos homens para a sucessão do trono caso ele viesse a morrer. A única filha que sobreviveu foi Lady Mary, que se tornou rainha em 19/07/1553.
Como Henrique sentia-se muito perturbado com o casamento com Catarina, ele se apaixonou perdidamente por Ana Bolena, com quem teve uma filha Elizabeth, que se tornou rainha em 15/01/1559 a onde governou por 44 anos e foi considerada a Virgem Branca, já que nunca se casou e nunca teve filhos e trouxe prosperidade e fortuna a Inglaterra.
Ana Bolena foi decapitada pelo marido depois de ser acusada de bruxaria, adultério e conspiração contra o Rei.
E nisso o Rei já se apaixonou pelo único amor da vida dele, que foi Jane Seymour, que lhe deu o único filho homem Edward, mas esse só governou por 6 anos, morreu novo aos quinze anos de idade devido a uma febre e tosse desconhecido.
Depois de passar por um luto de quase 3 anos, Henrique resolveu se casar de novo e foi levado a aceitar o casamento com Ana de Cleves da Alemanha, já que suas alianças com Espanha e França estavam abaladas por questões politicas.
Mas o Rei não gostou de Ana e deu um jeito de anular o casamento, já que não foi consumado. Ana continuou na Inglaterra, com uma gorda pensão e sendo considerada irmã do Rei.
Como o Rei não conseguia resolver os problemas políticos e encontrar uma Rainha a altura, ele se casou com uma jovem de 15 anos chamada Catarina Howard, moça e muito fogosa, logo começou um relacionamento com o camareiro particular do Rei Thomas Culpeper. Pagaram o preço da traição e adultério, sendo executados e degolados.
Já cansado de tentar um outro casamento, conhece Catarina Parr e se encanta pela beleza e inteligencia.
Viúva e rica, logo ele fez o pedido e se casou com a sua ultima esposa.
Henrique, teve muitos problemas com a Igreja Católica, brigou e desfez a aliança, fundando a própria igreja na Inglaterra, a onde ele era o representante de Deus na Terra, e que todos deveriam rezar a sua Bíblia.
Claro que Roma tentou não ficar fora da Inglaterra, teve muitos problemas e guerra internas para continuar no poder absoluto da fé inglesa, mas foi em vão. Muitos secretamente mantinham a fé católica, como a própria filha Lady Mary, que assim que tomou posse como Rainha reinstaurou o catolicismo novamente, mas, assim que morreu, Elizabeth filha de Ana Bolena a quem incentivou o Rei a mudar a religião no país, voltou novamente a ter a Igreja Anglicana ou Protestante.
Claro que tem muitas intrigas, jogos de poder pra ter acesso ao Rei e muitas amantes para saciar o desejo que ele tinha, e a série não deixa a desejar.
Viu como se aprende assistindo e pesquisando os fatos vendo uma série de TV !!!!
Pois é aprende muito e vou continuar aprendendo.
Quem tiver o interesse histórico ou simplesmente ver uma boa série, assista The Tudors, tenho certeza que você não vai se decepcionar.
Comentários
Postar um comentário