Festival de Musica Popular Brasileira de 1965 a 1968

Todo mundo sabe que sou saudosista e amo boa musica. Não só a melodia, mas também uma letra que te faça, pensar, refletir e se emocionar.
Ontem passando os canais depois da novela vi que estava passando um documentario que na minha opinião poderia ser mais especifico e não só colocar um ano e sim 4 anos de pura arte e relíquia em termos de musica popular brasileira. Estou falando dos Festivais de Musica da década de 60. Mas precisamente de 1965 a 1968, que na minha opinião é magnifico em termos de musicas eternas que mexem com quem tem sentimentos e capacidade de raciocinar a respeito.

1965 - Arrastão (Edu Lobo / Vinícius de Moraes), ganha o festival, interpretado por nada mais nada menos que Elis Regina.

1966 - Empate com duas musicas lindas A Banda (Chico Buarque) interpretada por Chico Buarque e Nara Leão.

Junto com Disparada (Geraldo Vandré) interpretada visceralmente por Jair Rodrigues, essa musica é espetacular, elas me arrepia sempre que escuto. Alias Chico Buarque disse que se ganhasse declinaria do premio a favor de Disparada. Como houve empate, foi só alegria.

1967 - Ponteio (Edu Lobo / Capinam) ganhou em 1º lugar com interpretação de Edu Lobo e Marília Medalha.

Domingo no Parque (Gilberto Gil), ganhou em 2º lugar cantando e tocando junto com o grupo Os Mutantes.

Roda Viva (Chico Buarque) ganhou o 3º lugar, interpretado pelo MPB4 e Chico Buarque. Na minha opinião essa deveria ter sido a campeã em 1967, é linda essa musica.

Alegria, Alegria (Caetano Veloso), ganhou o 4º lugar. Umas das musicas mais tocadas no regime militar e com uma letra de esperança e liberdade.

1968 - Sabiá (Tom Jobim / Chico Buarque), interpretada por Cynara e Cibele, não era a grande favorita, mas ganhou, alias na minha opinião não é tão legal essa musica.

Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré) ganhou em 2º lugar, uma musica politicamente censurada para a época devido ao regime militar. Musica que virou um hino cantada em plenos pulmões contra a ditadura que se formou no Brasil. É ainda ate hoje uma das mais belas das musicas que se consagraram nesses festivais de 1965 a 1968. Infelizmente não se tem video dessa musica do festival de 1968.

É isso ai, musicas, letras, saudades e uma grande nostalgia em rever e vivenciar esses momentos dignos da nossa musica popular brasileira. É bom saber que ainda tem gente que gosta de boa musica, e temos ainda muitos cantores e compositores que sabem colocar isso e com letra e musica.
Aos que leém o meu blog, veja os clipes dessas musicas e se envolva em um universo único.

Comentários