O Planeta dos Macacos (1970 a 1973)


O PLANETA DOS MACADOS (1968) com Charlton Heston, foi o pioneiro das sequencias que vieram depois dentre eles:

De volta ao Planeta dos Macacos (1970)
O Segredo do Planeta dos Macacos (1970)
A Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
A Batalha pelo Planeta dos Macacos (1973).


Em 2001 Tim Burton refilmou em uma versão mais "moderna" O Planeta dos Macacos, com Mark Wahlberg, Tim Roth, Helena Bonhan Carter, Michael Clarke Duncan e Paul Giamatti. Com esse elenco de peso o filme foi bem recebido pela critica e fãs da serie. Até mesmo eu que não sou fã do genero gosto muito de assistir a essa versão de 2001.




Agora para quem não entende como um planeta é dominado pelos macacos e nos humanos somos os "bichos" (ate concordo), chega a versão O Planeta dos Macacos - A Origem (2011) com James Franco. Vi o trailer e é bem interessante, com mais efeitos especiais para certas cenas. Pelo menos agora vamos descobrir o grande segredo de como eles dominaram a Terra.


Comentários

  1. Meu filme preferido de ficção cientifica é: "O Planeta Dos Macacos" de 1968 com Charlton Heston

    ResponderExcluir
  2. "Baseado no romance de Pierre Boulle, La planète des singes. Estrelado pelo ator Charlton Heston, o enredo se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterrissa em um planeta igual à Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos.

    A cena final do filme é antológica e marcou a história do cinema sendo o filme considerado um libelo anti-Guerra Fria."

    ResponderExcluir
  3. No inicio do filme a nave espacial em que se encontram Taylor (Charlton Heston) mais quatro tripulantes e entre eles uma mulher que no novo mundo seria uma Eva, mas a nave tem uma queda brusca e só Taylor e mais dois tripulantes sobrevivem. Começam a explorar o planeta que parece deserto mas logo descobrem que a vida e se surpreendem, com os seres humanos iguais a eles sendo caçados pelos macacos. Papéis trocados pois os macacos é que falam e dominam os humanos que são escravos e mudos, mas quando Taylor pronuncia uma palavra aterroriza a todos os macacos. Como pode um humano falar.

    Na época que saiu esse filme no cinema o mundo estava em plena guerra fria e aqui no Brasil era o alge do militarismo.
    Como uma mensagem pacifista do que poderíamos nos tornar se continuássemos a bestialidade da guerra e da corrida desenfreada pelo poder. Quem sabe não a metáfora desse filme, mas algo bem pior poderá ser a herança que a humanidade herdará.

    No final do filme quando Taylor consegue escapar dos macacos graças ajuda de um casal de macacos cientistas. Ele esta a cavalo com uma escrava humana representando quem sabe uma nova Eva. Ao se afastar do território pertencente aos macacos Taylor se depara com a praia e a cabeça gigante da Estatua Da Liberdade e percebe que não esta em um novo mundo e sim no próprio planeta terra a sua viagem foi para o futuro da humanidade. E desabafa que monstruosidade o homem conseguiu fazer com ele mesmo.
    O filme tem um grande apelo para que os homens se afastem do poder bélico da bombas atômicas e nucleares.
    Obra prima.
    Clássico sem igual.
    Um dos filmes obrigatórios para os amantes do cinema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário